Caros Motores!
O termo startup tem sido utilizado de forma cada vez mais frequente para referir-se a modelos de negócios recém criados e com características inovadoras, mas serão esses aspectos suficientes para definir uma empresa startup?
Um artigo do portal TechCrunch produzido por Alex Wilhelm e entitulado What The Hell is A Startup Anyways? pontua:
“Is the 14-person, one-year-old technology firm that has raised a total of $437,000 and burning cash monthly to help it keep up its sequential quarter revenue growth a startup? Yep.”
E após algumas pesquisas, o autor propõe a regra 50, 100 ou 500. Ou seja, se a empresa é ou tem alguma das característica abaixo, a mesma não pode ser considerada uma startup:
- Run rate (1) de $50 milhões de dólares de faturamento (projetado para 12 mêses);
- Número de funcionários igual ou superior a 100;
- Ter um valor de mercado superior a $500 milhões de dólares.
Dessa forma, a empresas como Xaomi e Uber não caberia mais a denominação.
O portal de Exame também coloca em debate o mesmo tema no artigo O que é uma startup? e chega a um aparente consenso:
“Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”
Tal definição é compartilhada com o LeigoMotor e é com base nessa que também selecionaremos e discutiremos cases de negócios futuros.
E para você, o que é uma startup?
LeigoMotor
(1) Run rate é um indicador de performance financeira que projeta os resultados atuais num cenário hipotético por um certo período de tempo [fonte: Investopedia].
Deixe um comentário