cada casa, uma ideia

Empreender é moda!

Caros Motores!

Hoje esta sendo um dia daqueles, onde tudo parece jogar contra o proprietário de um pequeno negócio, no caso esse ser que vos escreve.

A coisa não é fácil meu amigo, você chuta, cruza, cabeceia e ainda tem que tomar cuidado para não tomar gol contra.

Na angustia de colocar isso para fora, digito rapidamente algumas palavras no Google e eis que vem a sua resposta: você quis dizer ‘empreender é moda’? Não, não estava tentando digitar a palavra moda, mas acato a sugestão.

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Mainstream

Você já repararou como o tema empreendedorismo tomou corpo nos últimos anos? Certamente que sim, está cada vez mais presente em redes sociais, blogs (como esse talvez), canais do YouTube, livros, e-books (como aqueles que coletam o seu e-mail) e até mesmo em palcos. Sobre neologismos, o meu favorito do momento é empreendedorismo de palco.

O termo já é mainstream, porém para colocar em contexto, sugiro dois textos:

[Administradores] O que é empreendedorismo de palco?

[Papo de Homem] Por que a industria de empreendedorismo de palco irá destruir você?


Autoajuda

Honestamente, toda vez que vejo a performance de um empreendedor de palco não consigo deixar de lembrar do Tony Robbins e do documentário que quase consegui terminar na Netflix, Eu não sou o seu guru. Parece uma grande sessão de autoajuda para uma geração incapaz de ler e motivadas pelo desconhecimento do que é, de fato, ser proprietário de uma empresa: todo mundo quer ser Steve Jobs, mas precisam de um empurrãozinho.


Crash

Há um outro paralelo inegável, sempre que assistimos a filmes ou documentários que fazem criticas ao sistema financeiro, como O Lobo de Wall Street, Margin Call e Inside Job há uma conclusão final típica: especulação não produz nada! E é justamente essa a minha questão.

Salvo eventos como o Day 1, da Endeavor, que de fato apresenta histórias de verdadeiras realizações de verdadeiros empreendedores, o que o empreendedorismo de palco efetivamente realizou para o meio que tenta atingir? Como impacta a economia de um país, estado, cidade ou bairro? O fator motivacional por si só é suficiente?


Valorizamos mais um empreendedor de palco do que um proprietário de um mercado de bairro, que através do seu trabalho diário gera real valor, empregos e presta serviço a uma comunidade.

Empreendedorismo está em voga, mas ninguém quer ser mais empresário.

LeigoMotor

 

 

 

 

 

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